sábado, 19 de setembro de 2015
Israel - GEOGRAFIA
Israel é um país do Oriente Médio que faz fronteira com o Líbano, a Síria, a Cisjordânia, a Jordânia e o Egito.
Limita-se a oeste com o Mar Mediterrâneo; ao norte, com o Líbano e a Síria; a leste, com a Cisjordânia e a Jordânia; e ao sul, com o Egito. O país possui uma população estimada em 7,1 milhões de habitantes, que vivem em um território de 22.145 km².
Dentre os vários países do Oriente Médio, Israel é sem dúvida o mais liberal, uma vez que sua população desfruta de direitos políticos e civis, além da liberdade de imprensa, liberdade econômica e apresenta indicadores sociais mais elevados que os de seus vizinhos. De acordo com a Bíblia, Israel é a terra prometida por Deus aos Hebreus, além de ser o berço do judaísmo.
Ao longo do pequeno território israelense existem diversas paisagens, como por exemplo: Deserto de Negev, Cadeias de Montanhas da Galileia, de Carmelo e de Golã. Há também uma área de planície localizada na costa do Mediterrâneo.
Em Israel as temperaturas oscilam bastante, especialmente no inverno. As áreas de relevo acidentado são frias, com precipitação de neve, o monte Hermon, por exemplo, permanece coberto de neve em grande parte do ano. A cidade de Jerusalém, capital do país, fica anualmente coberta por neve.
Já em cidades como Tel Aviv e Haifa, localizadas próximas ao litoral, recebem influência do clima mediterrâneo, com frio, chuva, invernos longos e verões quentes. Em razão da intensa luminosidade solar, os israelenses aproveitam esse fator para a geração de energia, sendo um país líder nesse quesito.
Israel possui um quadro econômico bastante representativo em todo sudeste asiático, com um bom desenvolvimento econômico e industrial. Mesmo tendo um limitado território e restritos recursos naturais, o país é autossuficiente na produção de alimentos. O país importa produtos como: combustíveis fósseis, matérias-primas e equipamentos militares. Israel é grande exportador de frutas, vegetais, produtos farmacêuticos, software, produtos químicos, tecnologia militar, diamantes e etc.
O turismo é uma boa fonte de renda para o país, especialmente o religioso, embora existam também outros atrativos, como praias e sítios arqueológicos. O país atrai milhões de turistas todos os anos.
*Cultura Israelense:
A cultura israelense, incluindo música, cinema, teatro, shows, danças, literatura, pintura, museus e o que mais puder ser considerado expressão cultural é uma das mais mixadas e influenciadas do mundo.
Poucos povos possuem dentro do próprio país tanta miscigenação cultural.
E toda essa miscigenação influencia e transforma influências num estilo muito próprio e muito diversificado de se fazer arte, no sentido mais genérico que essa palavra possa ter.
E por ser Israel um país extremamente pequeno, essa mistura se torna ainda mais potente, porque praticamente não existe regionalização, as variações de estilo são muito mais por gênero e identificação do que por região.
Se tem duas coisas que os israelenses gostam e muito são versões de músicas (músicas gravadas em outro idioma e praticamente traduzidas ao hebraico) e música brasileira.
Essas duas coisas juntas nos faz encontrar muita música brasileira gravada em hebraico, até discos ou CDs inteiros disso e músicas que verdadeiramente fizeram sucesso por aqui.
Esse aqui é um disco inteiro feito com músicas brasileiras em hebraico, gravado em 1978
Economia de Israel :
Características econômicas de Israel, dados econômicos, aspectos da economia israelense, PIB
*Dados da economia de Israel
Principais setores econômicos: indústria de alta tecnologia, softwares, turismo.
Moeda: Novo Shekel israelense.
PIB: US$ 219,4 bilhões (estimativa 2010).
PIB per capita: US$ 29.800 (estimativa 2010)
Taxa de crescimento do PIB: 4,6% (2010 - estimativa)
Composição do PIB por setor da economia: serviços (65%), indústria (32,6%) e agricultura (2,4%) - (estimativa 2010).
Força de trabalho (2010): 3,1 milh�
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário