O continente asiático apresenta uma grande variedade de tipos climáticos. Nas terras situadas no extremo norte (Planície Siberiana e Planalto Central Siberiano), predomina o clima polar. Nessa região se encontra a localidade de Verkoiansk, considerada o polo do frio, onde já foram registradas temperaturas de até -70°C. Esses rigores climáticos vão se tornando mais amenos em direção ao sul. O centro do continente, por estar distante das influências marítimas, é dominado pelo clima temperado continental.
Mais para o sul, à retaguarda das grandes cordilheiras, encontram-se os climas semiáridos e áridos, formando a maior quantidade de desertos da Terra. Os principais são: da Arábia, da Síria, de Thal (Paquistão), de Thar (índia), de Lut (Ira), Salgado (Ira), de Gobi (Mongólia), de Takla Makan (China), de Kara Kum (Rússia Asiática), de Kennan (Ira), de Dehna (Arábia Saudita), da Judéia (Israel) e de Negue v (Israel).
No litoral da Ásia ocidental, predomina o clima mediterrâneo. Nos arquipélagos do sul (Indonésia, Filipinas), aparecem os climas quentes (equatorial e tropical). Nas penínsulas Indostânica e Indochinesa e no leste da China, o clima tropical de monções exerce grande influência sobre a vida e a economia, com chuvas torrenciais durante o verão e secas prolongadas durante o inverno. O clima subtropical ocupa grande extensão da faixa oriental desse continente, especialmente territórios de China, Japão, Coreia e Rússia Asiática. Para contrastar com as temperaturas extremas de Verkoiansk (-70°C), na Arábia já foram registradas as temperaturas mais altas do planeta, 57°C.
boa tarde, caro amigo, encontrei seu blog, gostaria de saber como referencia-lo, pois estou fazendo uns slides para uma apresentação
ResponderExcluir