sábado, 19 de setembro de 2015

Índia


Cultura Indiana:

Aspectos da cultura da Índia, arte, dança, música, religião, sistema de castas, filosofia, festas

Introdução :

A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.

Dança Indiana:

A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.


Música Indiana:

A música tradicional  indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).


Filosofia Indiana:

A filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya.



Religião :

A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.



Sistema de Castas:

Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas).


Economia da Índia:

Características econômicas da Índia, dados econômicos, aspectos da economia indiana

Características gerais da economia indiana



A Índia é um país emergente, portanto apresenta um bom crescimento econômico na atualidade. De acordo com dados do Banco Mundial, a Índia é a quinta maior economia do mundo (levando em conta o PIB).



Nas últimas décadas, o país tem apresentado uma taxa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 6%. A economia indiana é diversificada, pois apresenta fortes resultados nas áreas agrícola, industrial, tecnológica, financeira e de serviços.



A Índia apresenta um forte destaque nas exportações de produtos manufaturados. A indústria de tecnologia também tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. Muitas empresas de tecnologia tem instalado filiais na Índia, em busca, principalmente, de mão de obra barata e especializada. Na área de serviços podemos destacar a forte expansão da produção de softwares.



Problemas da economia da Índia



Um dos principais problemas da economia da Índia é a forte coecentração de renda que gera desigualdades sociais e econômicas A grande maioria dos trabalhadores ganha salários baixos e trabalha exaustivas cargas horárias.

Dados da economia da Índia



Principais setores econômicos: agricultura, indústria, tecnologia, finanças



Principais regiões industriais: regiões metropolitanas de Bombaim e Calcutá.



Moeda: Rúpia Indiana (símbolo Rp)

Principais produtos agro-pecuários produzidos: arroz, algodão, chá, trigo, sementes oleaginosas, juta, batata



Principais produtos industrializados produzidos: têxteis, produtos químicos, aço, alimentos processados, equipamentos de transporte.



Principais produtos exportados: derivados de petróleo, pedras preciosas, máquinas, ferro, aço, produtos químicos.



Principais parceiros econômicos (exportação): Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e China



Principais parceiros econômicos (importação): China, Arábia Saudita, Estados Unidos




Nenhum comentário:

Postar um comentário